Reportagem:
Muito se tem feito para incorporar efetivamente a visão de Circuitos Turísticos de Minas. È que até parece brincadeira, mas muitos ainda não conhecem, não entedem e mesmo nunca ouviram falar a respeito. Realidade essa que só ira mudar com ações praticas e descentralizadas, voltadas principalmente para as comunidades locais. Exemplo disso, o Circuito Serra do Cipó é o primeiro Circuito Turístico a receber o titulo de Entidade de Utilidade Pública Estadual, pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.Projeto do Dep. De Sete Lagoas, Dr. Ronaldo João,aprovado em plenária em 2006.
Um reconhecimento nato que essa Associação de nove municípios vem desenvolvendo em prol do Turismo, com serenidade profissionalismo e responsabilidade sócio-ambiental.
Os circuitos turísticos correspondem às regiões que concentram um determinado segmento de turismo. Por suas características geográficas e históricas, por exemplo, essas localidades constituem roteiros específicos, atraindo por isso um número expressivo de visitantes.
As regiões podem ser configuradas por uma série de cidades, onde ocorre uma atração típica, ou por um único município que tem essa atração dispersa em pontos isolados de seu território.
www.turismodeminas.com.br
Proposição:
Os circuitos turísticos como vimos na reportagem são de extrema importância para as cidades que fazem parte e para o turismo. Sem contar que os circuitos turísticos podem ser encarados também como uma forma de desenvolvimento econômico pra a cidade.
Para o conhecimento e inserção dos turistas e moradores nos circuitos turísticos, é necessário a divulgação da região, promovendo Cursos de qualificação e capacitação para a comunidade, sempre com o apoio de parceiros como o Instituto Estrada Real, Sebrae, Senai e iniciativa privada local.