sexta-feira, 21 de setembro de 2007

[PO3] Circuitos Turístico:Entidade de Utilidade Pública

Reportagem:

Muito se tem feito para incorporar efetivamente a visão de Circuitos Turísticos de Minas. È que até parece brincadeira, mas muitos ainda não conhecem, não entedem e mesmo nunca ouviram falar a respeito. Realidade essa que só ira mudar com ações praticas e descentralizadas, voltadas principalmente para as comunidades locais. Exemplo disso, o Circuito Serra do Cipó é o primeiro Circuito Turístico a receber o titulo de Entidade de Utilidade Pública Estadual, pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.Projeto do Dep. De Sete Lagoas, Dr. Ronaldo João,aprovado em plenária em 2006.

Um reconhecimento nato que essa Associação de nove municípios vem desenvolvendo em prol do Turismo, com serenidade profissionalismo e responsabilidade sócio-ambiental.

Os circuitos turísticos correspondem às regiões que concentram um determinado segmento de turismo. Por suas características geográficas e históricas, por exemplo, essas localidades constituem roteiros específicos, atraindo por isso um número expressivo de visitantes.
As regiões podem ser configuradas por uma série de cidades, onde ocorre uma atração típica, ou por um único município que tem essa atração dispersa em pontos isolados de seu território.

www.turismodeminas.com.br

Proposição:

Os circuitos turísticos como vimos na reportagem são de extrema importância para as cidades que fazem parte e para o turismo. Sem contar que os circuitos turísticos podem ser encarados também como uma forma de desenvolvimento econômico pra a cidade.
Para o conhecimento e inserção dos turistas e moradores nos circuitos turísticos, é necessário a divulgação da região, promovendo Cursos de qualificação e capacitação para a comunidade, sempre com o apoio de parceiros como o Instituto Estrada Real, Sebrae, Senai e iniciativa privada local.

[PO2] Belo Horiozonte e Buenos Aires fazem parcerias pelo turismo

Reportagem:

O prefeito Fernando Pimentel e o governador da cidade autônoma de Buenos Aires, Jorge Telerman, deram nesta terça-feira, dia 18, mais um passo para aprofundar o intercâmbio entre as duas cidades. Eles abriram a "Semana de Buenos Aires em Belo Horizonte", que até o dia 22, vai apresentar aos moradores detalhes da capital Argentina por meio de exposições de fotos, apresentações de tango, música, cinema e um seminário turístico.

O objetivo da semana é incrementar o turismo entre as duas cidades, promover a troca de experiências na área cultural e o intercâmbio de políticas que visem o desenvolvimento econômico. Pimentel e Telerman também firmaram convênio para a realização da "Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires", em abril do ano que vem.

Na abertura do evento, Pimentel ressaltou que esta é a primeira vez em 110 anos de história, que a capital mineira recebe a visita de um chefe de governo da cidade de Buenos Aires. "Por si só isso já diria o suficiente da importância de Jorge Telerman entre nós, mas o mais importante é o trabalho que nós temos feito aqui e que o governo de Buenos Aires tem desenvolvido na Argentina, que é de fortalecer cada vez mais a integração entre Belo Horizonte e Buenos Aires" afirmou. Telerman disse que seu governo tem como tarefa a promoção de ações conjuntas com Belo Horizonte e que vai trabalhar para que esse compromisso tenha continuidade.

Após a solenidade, a convite do prefeito, Telerman e sua comitiva de cerca de 15 técnicos do governo foram conhecer alguns pontos turísticos e culturais importantes de Belo Horizonte, como o Mercado Central, o Museu de Artes e Ofícios, Museu Histórico Abílio Barreto, Praça da Liberdade e Igrejinha da Pampulha. A comitiva foi conhecer, ainda, as obras do Vila Viva, no Aglomerado da Serra, que têm despertado a atenção internacional para o trabalho de urbanização desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Na ocasião, o prefeito anunciou que o grande projeto de urbanização para a Pedreira Prado Lopes, que já tem R$ 25 milhões previstos no PAC, deve começar no ano que vem. Está prevista a criação de novos equipamentos públicos dentro da vila, praças de esporte, áreas de lazer, mais escolas, mais centros de saúde, urbanização de becos e abertura de novas ruas, o que vai facilitar também o trabalho do policiamento na região. "O projeto é muito parecido com o Vila Viva aqui no Aglomerado da Serra. Uma obra importante que vai de fato urbanizar e mudar para melhor toda a região", disse.

http://www.belohorizonte.mg.gov.br/por/noticia.php?chave=notWd2F86

Síntese:

A parceria criada com Buenos Aires, tem com o objetivo trazer um pouco da cultura da Argentina para o Brasil, com exposições de fotos, apresentações de tango, musica, cinema e um seminário turístico.

Essa iniciativa é importante porque proporciona uma troca de experiências culturais.E da mesma forma pode levar para a Argentina um pouco da cultura mineira, através do intercâmbio proposto.

Proposição:

Como essa parceria entre Belo Horizonte e Buenos Aires, seria interessante que essas exposições e apresentações da cultura Argentina fosse levada ate as comunidades carentes, dando a eles a oportunidade de ver de perto outra cultura e o valor que isso pode representar para a vida.

Como foi falado na reportagem o Prefeito pretende urbanizar o aglomerado Pedreira Prado Lopes.Essa seria um bom evento pra começar a desperta nas crianças e adolescente o interesse de estudar , aprender dançar e tocar instrumentos musicais e tirar fotos, podendo aumentar a visão para seu futuro.

[PO1] Festival Folclórico de Parintins


Reportagem:

A cidade de Parintins está localizada no interior do Amazonas, na margem direita do Rio Amazonas. Possuem cerca de 50 mil habitantes, e distância de 370 quilômetros da capital Manaus. Parintins na realidade é uma ilha, e fica na divisa do Amazonas com o Pará.

O grande atrativo de Parintins sem dúvida alguma é o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre entre os dias 30/06 e 02/07. O Festival com o formato atual começou em 1964, e já se destacava a rivalidade entre as torcidas do Boi Garantido e do Boi Caprichoso.
Os dois bois contam a mesma história, a de Pai Francisco e Mãe Catrina, a qual possui um desejo incontrolável de comer língua de boi durante a sua gravidez, e pede que seu marido sacie sua vontade. Este, por sua vez, mata o boi preferido de seu patrão, que descobre o feito. Um padre e um pajé são chamados e conseguem salvar o boi, que ressuscita e perdoa Pai Francisco e Mãe Catrina.
Para melhor acolher os espetáculos dos bois, o município de Parintins conta com um Bumbódromo, que literalmente divide a cidade ao meio, demarcando o limite dos currais de Garantido e Caprichoso. Inaugurado em 1988, o Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes tem capacidade para receber 35 mil espectadores, mas mesmo quem não consegue um lugar na arquibancada ainda pode recorrer aos telões que são colocados na parte de fora do Bumbódromo.
As cores que simbolizam os bois são o azul (Caprichoso) e o vermelho (Garantido). O Boi Garantido é conhecido como o "Boi do Povão", e o Boi Caprichoso é conhecido como o "Boi da Elite.

http://www.intravel.com.br

Síntese:

A festa folclórica realizada todo ano na cidade de Parintins é uma mistura do folclore, da cultura, de rituais indígenas e da criatividade dos participantes.
Esse evento vem acontecendo desde de 1964, e
ao longo dos anos, a apresentação foi mudando e se moldando para se tornar o maior espetáculo folclórico do Brasil e a segunda maior festa popular do mundo. O Festival Folclórico de Parintins reúne cerca de 50 mil turistas a cada ano para assistir o duelo entre os bois bumbá Caprichoso e Garantido.


Proposição:

O Festival de Parintins vem se igualando ao carnaval do Rio de Janeiro e ao Carnaval Bahiano.
Os participantes se dedicam o ano todo para o dia da competição. Beleza plástica figuras saídas do imaginário representam a vida do homem amazônico.
Um evento com uma variedade imensa de cultura, história e do folclore Brasileiro, seria interessante que fosse divulgado em rede nacional, mostrado mais assim como é feito no carnaval do Rio.
Seria uma forma de aumentar o conhecimento e mostrar pra outros estados e até mesmo outros paises o que realmente existe de bom no Brasil. Que o Brasil não é so futbol e mulher pelada.