
Reportagem:
A cidade de Parintins está localizada no interior do Amazonas, na margem direita do Rio Amazonas. Possuem cerca de 50 mil habitantes, e distância de 370 quilômetros da capital Manaus. Parintins na realidade é uma ilha, e fica na divisa do Amazonas com o Pará.
O grande atrativo de Parintins sem dúvida alguma é o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre entre os dias 30/06 e 02/07. O Festival com o formato atual começou em 1964, e já se destacava a rivalidade entre as torcidas do Boi Garantido e do Boi Caprichoso.
Os dois bois contam a mesma história, a de Pai Francisco e Mãe Catrina, a qual possui um desejo incontrolável de comer língua de boi durante a sua gravidez, e pede que seu marido sacie sua vontade. Este, por sua vez, mata o boi preferido de seu patrão, que descobre o feito. Um padre e um pajé são chamados e conseguem salvar o boi, que ressuscita e perdoa Pai Francisco e Mãe Catrina.
Para melhor acolher os espetáculos dos bois, o município de Parintins conta com um Bumbódromo, que literalmente divide a cidade ao meio, demarcando o limite dos currais de Garantido e Caprichoso. Inaugurado em 1988, o Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes tem capacidade para receber 35 mil espectadores, mas mesmo quem não consegue um lugar na arquibancada ainda pode recorrer aos telões que são colocados na parte de fora do Bumbódromo.
As cores que simbolizam os bois são o azul (Caprichoso) e o vermelho (Garantido). O Boi Garantido é conhecido como o "Boi do Povão", e o Boi Caprichoso é conhecido como o "Boi da Elite.
Síntese:
A festa folclórica realizada todo ano na cidade de Parintins é uma mistura do folclore, da cultura, de rituais indígenas e da criatividade dos participantes.
Esse evento vem acontecendo desde de 1964, e ao longo dos anos, a apresentação foi mudando e se moldando para se tornar o maior espetáculo folclórico do Brasil e a segunda maior festa popular do mundo. O Festival Folclórico de Parintins reúne cerca de 50 mil turistas a cada ano para assistir o duelo entre os bois bumbá Caprichoso e Garantido.
Proposição:
O Festival de Parintins vem se igualando ao carnaval do Rio de Janeiro e ao Carnaval Bahiano.
Os participantes se dedicam o ano todo para o dia da competição. Beleza plástica figuras saídas do imaginário representam a vida do homem amazônico.
Um evento com uma variedade imensa de cultura, história e do folclore Brasileiro, seria interessante que fosse divulgado em rede nacional, mostrado mais assim como é feito no carnaval do Rio.
Seria uma forma de aumentar o conhecimento e mostrar pra outros estados e até mesmo outros paises o que realmente existe de bom no Brasil. Que o Brasil não é so futbol e mulher pelada.
Um comentário:
como divulgar em rede nacional?
Postar um comentário