Reportagem:
O prefeito Fernando Pimentel e o governador da cidade autônoma de Buenos Aires, Jorge Telerman, deram nesta terça-feira, dia 18, mais um passo para aprofundar o intercâmbio entre as duas cidades. Eles abriram a "Semana de Buenos Aires em Belo Horizonte", que até o dia 22, vai apresentar aos moradores detalhes da capital Argentina por meio de exposições de fotos, apresentações de tango, música, cinema e um seminário turístico.
O objetivo da semana é incrementar o turismo entre as duas cidades, promover a troca de experiências na área cultural e o intercâmbio de políticas que visem o desenvolvimento econômico. Pimentel e Telerman também firmaram convênio para a realização da "Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires", em abril do ano que vem.
Na abertura do evento, Pimentel ressaltou que esta é a primeira vez em 110 anos de história, que a capital mineira recebe a visita de um chefe de governo da cidade de Buenos Aires. "Por si só isso já diria o suficiente da importância de Jorge Telerman entre nós, mas o mais importante é o trabalho que nós temos feito aqui e que o governo de Buenos Aires tem desenvolvido na Argentina, que é de fortalecer cada vez mais a integração entre Belo Horizonte e Buenos Aires" afirmou. Telerman disse que seu governo tem como tarefa a promoção de ações conjuntas com Belo Horizonte e que vai trabalhar para que esse compromisso tenha continuidade.
Após a solenidade, a convite do prefeito, Telerman e sua comitiva de cerca de 15 técnicos do governo foram conhecer alguns pontos turísticos e culturais importantes de Belo Horizonte, como o Mercado Central, o Museu de Artes e Ofícios, Museu Histórico Abílio Barreto, Praça da Liberdade e Igrejinha da Pampulha. A comitiva foi conhecer, ainda, as obras do Vila Viva, no Aglomerado da Serra, que têm despertado a atenção internacional para o trabalho de urbanização desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Na ocasião, o prefeito anunciou que o grande projeto de urbanização para a Pedreira Prado Lopes, que já tem R$ 25 milhões previstos no PAC, deve começar no ano que vem. Está prevista a criação de novos equipamentos públicos dentro da vila, praças de esporte, áreas de lazer, mais escolas, mais centros de saúde, urbanização de becos e abertura de novas ruas, o que vai facilitar também o trabalho do policiamento na região. "O projeto é muito parecido com o Vila Viva aqui no Aglomerado da Serra. Uma obra importante que vai de fato urbanizar e mudar para melhor toda a região", disse.
http://www.belohorizonte.mg.gov.br/por/noticia.php?chave=notWd2F86
Síntese:
A parceria criada com Buenos Aires, tem com o objetivo trazer um pouco da cultura da Argentina para o Brasil, com exposições de fotos, apresentações de tango, musica, cinema e um seminário turístico.
Essa iniciativa é importante porque proporciona uma troca de experiências culturais.E da mesma forma pode levar para a Argentina um pouco da cultura mineira, através do intercâmbio proposto.
Proposição:
Como essa parceria entre Belo Horizonte e Buenos Aires, seria interessante que essas exposições e apresentações da cultura Argentina fosse levada ate as comunidades carentes, dando a eles a oportunidade de ver de perto outra cultura e o valor que isso pode representar para a vida.
Como foi falado na reportagem o Prefeito pretende urbanizar o aglomerado Pedreira Prado Lopes.Essa seria um bom evento pra começar a desperta nas crianças e adolescente o interesse de estudar , aprender dançar e tocar instrumentos musicais e tirar fotos, podendo aumentar a visão para seu futuro.
Um comentário:
muito bom...
Postar um comentário